Pesquisar este blog

sábado, 30 de abril de 2011

AQUECIMENTO E DESAQUECIMENTO VOCAL


O aquecimento vocal é uma prática saudável e recomendada por Fonoaudiólogos para profissionais da voz, pessoas que utilizam a voz como ferramenta para o trabalho. O aquecimento corresponde à realização de uma série de exercícios respiratórios e vocais, cuja finalidade é aquecer a musculatura das pregas vocais antes de uma atividade mais intensa para evitar sobrecarga, o uso inadequado ou um quadro de fadiga vocal. O aquecimento vocal tem como objetivo preservar a saúde vocal.

Além disso, este procedimento quando realizado regularmente traz melhora na produção da voz, ou seja, permite melhor vibração e flexibilidade das pregas vocais, maior intensidade e projeção do som. E ainda possibilita mais clareza na emissão das palavras.

No aquecimento vocal, seguimos uma sequência de exercícios que tem como função:

1: Reorganizar a respiração (o ideal é a respiração com predomínio inferior);

2: Alongar as pregas vocais;

3: Equilibrar ressonância (os ressonadores são as estruturas internas do corpo que vibram quando são atingidos pela voz. Têm a função de amplificar e modificar os sons. São elas: laringe, faringe, cavidade oral e nasal);

4: Favorecer a articulação (Os articuladores são responsáveis pela formatação das vogais e consoantes).

Em média os exercícios de aquecimento devem durar 10minutos.

O desaquecimento vocal é igualmente importante, pois ajuda a diminuir principalmente o volume da voz, evitando que o comunicador continue com uma projeção vocal necessária para falar a um número maior de pessoas, o que significaria um abuso vocal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário