Pesquisar este blog

segunda-feira, 9 de maio de 2011

GAGUEIRA

É um distúrbio da comunicação, que se caracteriza por uma ruptura involuntária no fluxo da fala. Essas rupturas involuntárias são também chamadas de disfluência, mas nem toda disfluência é uma gagueira. Existem dois tipos de gagueira: a desenvolvimental e a adquirida.
A gagueira adquirida é mais rara e pode estar associada a eventos psicológicos ou neurológicos, podendo ter início em qualquer fase da vida.
A gagueira desenvolvimental, por sua vez, ocorre com maior prevalência e inicia-se na infância, podendo ter como causas fatores hereditários ou estar relacionada a outros eventos, como: fatores estressantes físicos e/ou emocionais.
A intervenção fonoaudiológica varia de acordo com a idade do indivíduo gago e o grau de risco apresentado. Nos casos infantis é necessário realizar um diagnóstico cauteloso, visando identificar o risco apresentado por esta criança para desenvolver uma gagueira crônica. Quando o risco for baixo, indica-se a realização do trabalho familiar, na qual o fonoaudiólogo deve orientar os familiares para promover um ambiente que favoreça a fluência da criança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário