Pesquisar este blog

sábado, 23 de abril de 2011

O QUE É DEGLUTIÇÃO?

Deglutição é o ato de deslocar o alimento da boca até o estômago. A deglutição começa quando o alimento é colocado na boca, onde é mastigado e sofre a ação da saliva, formando o que chamamos de bolo alimentar (alimento pronto para ser deglutido). A língua pressiona esse bolo contra o palato duro (¨céu da boca¨), empurrando-o para trás, provocando a deglutição.

A fase seguinte ocorre independente da nossa vontade e muito rapidamente, fazendo com que diversas ações aconteçam, como, por exemplo, o fechamento entre a boca e o nariz. Nesta fase a laringe (órgão que contém as nossas pregas vocais) se eleva e vai para frente. Assim, o bolo alimentar pode ser levado com segurança até o esôfago pelos músculos da faringe (¨garganta¨) e depois para o estômago para ser digerido.

Como pôde ser percebido, o mecanismo da deglutição não é nada simples e sim repleto de ações que devem ocorrer em conjunto, com perfeita sincronia. Então, uma deglutição eficiente é aquela que conduz o alimento sem dificuldade até ao estômago.


Nenhum comentário:

Postar um comentário