Pesquisar este blog

domingo, 24 de abril de 2011

A REGENERAÇÃO DAS CÉLULAS CILIADAS MAIS PRÓXIMA?

Pesquisadores da Universidade de Washington teriam identificado uma via de sinalização intercelular que informa a futura localização dos orgãos sonsoriais da orelha do camundongo embrionário. Os cientistas teriam conseguido ativar o sinal através do tecido embrionário destinado a se tornar a orelha interna. Eles registraram um crescimento de estruturas sensoriais em áreas onde normalmente elas não existem. Essas novas estruturas contavam com células ciliadas.
O trabalho foi publicado no journal Proceedings of the National Academy of Sciences. Os pesquisadores não escondem o interesse que poderia ter a descoberta na perspectiva da regeneração das células sensoriais de uma orelha interna em processo de envelhecimento.
O objetivo das pesquisas é encontrar caminhos para a restauração das células ciliadas perdidas por causa da idade, de um trauma ou de outra forma de toxicidade.
Dito de maneira mais precisa, a equipe descobriu que a via de sinalização Notch é importante para o estabelecimento das estruturas iniciais das células maduras, o que poderia explicar a incapacidade de regeneração de células ciliadas no adulto. No futuro, a equipe pretende estudar os meios que poderiam permitir ativar a via de sinalização Notch.

Nenhum comentário:

Postar um comentário