Pesquisar este blog

sábado, 23 de abril de 2011


SAÚDE VOCAL: Cuidados com a Voz



O cuidado com a saúde vocal consiste de algumas normas básicas para conservação de uma boa voz e a prevenção de alterações e doenças. Tais condutas devem ser seguidas por todos, especialmente aqueles que utilizam a voz profissionalmente ou que apresentam predisposição a distúrbios vocais.

 HIDRATAÇÃO – Beber no mínimo 10 copos de água por dia em temperatura ambiente.

 ABUSO E MAU USO VOCAL – Evitar gritar, tossir, pigarrear, fazer competição sonora, sorrir alto, falar ou cantar em excesso, fazer uso excessivo da voz diante de quadros alérgicos ou infecciosos.

 ÁLCOOL E FUMO – Evitar fazer uso de álcool e fumo, principalmente durante exercício da profissão, pois a fumaça irrita a mucosa da laringe favorecendo o acúmulo de secreções nas pregas vocais e ressecamento da mucosa.

 ALIMENTAÇÃO – Evitar alimentos pesados e condimentados, chocolates, leite e derivados, balas, pastilhas e sprays; alimentos e bebidas geladas ou gasosas, bebidas que contenham cafeína (café, chá preto e outros). Consumir comidas leves, verduras e frutas (melão, mamão, manga, maçã e outros), água abundante em pequenos goles, barras de cereal de frutas sem chocolate, sucos de frutas não cítrico.

 AMBIENTE – Ingerir bastante água em ambientes com ar condicionado, pois o uso da voz em ambientes climatizados pode provocar ressecamento do trato vocal, evitar mudanças bruscas de temperatura.

 VESTIMENTAS – Utilizar roupas que permitam a movimentação livre do corpo, principalmente do pescoço e abdomêm. Evitar roupas ou enfeites apertados na região do pescoço e da cintura.















Um comentário:

  1. Parabééns pelo blog coração!!
    Tá muito informativo;e eu sou a primeira a seguir,eeebaa!!kkk

    ResponderExcluir